sábado, maio 07, 2005

Três Golpes Precisos

- Como posso saber a melhor maneira de agir na vida? - perguntou o discípulo ao mestre.
O mestre pediu que construísse uma mesa.
O discípulo cravava os pregos com três golpes precisos. Um prego, porém, atingiu um lugar mais duro, e o discípulo precisou dar mais um golpe - que enterrou-o fundo demais, e atingiu a madeira.
- Sua mão estava acostumada com três marteladas - disse o mestre. - Você confiou tanto naquilo que fazia, que perdeu a atenção e a habilidade.
"Quando a ação passa a ser apenas um hábito, deixa de ter sentido e pode terminar causando danos; jamais deixe que a rotina comande seus movimentos".

2 Comments:

At 9:20 da tarde, Blogger Flávio said...

Um dia ouvi essa historia:
Um jovem rapaz queria encontrar a pedra filosofal, a pedra q tornava qq metal q tocasse em ouro. Foi entao procurar um monge que provavelmente saberia onde ela estava. Ao encontrar e pedir ao monge, ele disse: "Na verdade nao sei onde se encontra a pedra filosofal, ela está em algum lugar do mundo, mas te dou esse presente, um cinto de ferro, para que voce possa tocar todas as rochas nele e um dia encontrar a tal pedra que procuras". O jovem entao saiu em busca da pedra filosofal. Pegava as pedras pelo chao e batia no cinto, a pedra filosofal tornaria o metal em ouro. Rodou o mundo, sempre batendo todas as pedras no cinto e nada conseguia. Os tempos passaram, ele envelheceu, e ainda continuava na busca pela pedra. Um dia, já velho e cansado daquela busca interminável, sentou-se à sombra de uma arvore e ficou descansando e criando forças para continuar. Um garotinho encostou perto dele e fascinado perguntou: "Moço, que sinto lindo de ouro é esse? Onde o senhor o encontrou?". O jovem, q agora se tornara um senhor de idade olhou para o cinto e viu q ele realmente estava dourado, ouro maciço. Se sentiu triste... havia encontrado a pedra, mas por ter acomodado a simplesmente bater as pedras no cinto e joga-las fora, nao reparou q tinha nas maos a pedra q buscava.
Acho q parece bastante com esse texto q vc colocou ai, a moral é um tanto semelhante, quando nos acomodamos as coisas perdem a graça e fazemos tudo mecanicamente.
Felicidades pra vc e até mais!
Tchau.

 
At 5:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando a rotina nos domina passamos apenas a existir, e não a viver...
Beijokitas,
Pipokita

 

Enviar um comentário

<< Home