quinta-feira, julho 29, 2004

Começou hoje a Volta a Portugal...

Com um traçado bem mais pequeno devido a cortes orçamentais, em que só o Norte e Centro do País é visado pela passagem da caravana.
Mas certamente que não vai deixar de ser espectacular.
Força Nuno Ribeiro!!!
 
A edição 2004 Volta a Portugal vai ser a mais pequena de sempre. Em declarações à TSF, Joaquim Gomes, da organização, disse que a grande preocupação foi arranjar um percurso «equilibrado».
Joaquim Gomes reconheceu que, em 2004, a Volta a Portugal está a ser encarada como «meia Volta», mas deixou bem claro que, se fossem mais dias de corrida, poderiam estar presentes menos equipas. «É complicado querermos as grandes equipas do Mundo presentes na Volta a Portugal. Com 15 ou 21 dias nenhuma destas equipas estaria presente», disse. «Os 10 dias que a Volta vai ter vai constituir, em algumas dessas equipas, perto de 10 por cento do número de dias e de competição que elas enfrentam. Ter 10 por cento a correr em Portugal é um esforço importante para estas equipas», acrescentou.
Joaquim Gomes lembrou que a edição deste ano da Volta a Portugal vai «rolar» maioritariamente no centro de Portugal. No entanto, as duas etapas «rainhas» e os dois motivos de atracção da Volta, que são a Senhora da Graça e principalmente a Torre, vão manter-se.«A grande aposta que a «Naturtejo» fez, que acabou por arrastar ainda mais a Volta para o centro do país, tornou completamente impossível que a Volta fosse ao Algarve ou ao Alentejo, como aconteceu no ano anterior», concluiu.A edição 2004 da Volta a Portugal, que será disputada apenas em 10 dias, na distância de 1507 quilómetros, contará com 162 ciclistas de 18 equipas, nomeadamente 9 portuguesas, quatro italianas, três espanholas, uma russa e uma polaca, que conta nas suas fileiras com Quintino Rodrigues.Este é o traçado mais pequeno de sempre da Volta a Portugal, que conta com 66 edições. Em 1927, a primeira vez que a Volta teve lugar, realizaram-se também 10 etapas, mas com um total de 1965 quilómetros.