domingo, janeiro 30, 2005

Jovens herois de Shaolin



Neste fim de semana de paragem forçada, de espreitadelas pela janela e do DVD estar a funcionar a todo o vapor, este foi um dos titulos que por lá passou. Um, é uma forma de expressão, afinal foram cinco discos que continham vinte episódios...
Poucas pessoas devem-se lembrar de ver esta série na Televisão Portuguesa. Eu próprio tenho na memória poucos episódios e o facto de não perder nenhum.
Apesar de todo este tempo que passou (afinal trata-se de uma série feita em 1981) continua bem actual. Aliás, vários filmes bem recentes (Heroi; Tigre e Dragão; Last Hero in China...)retratam o mesmo.
Artistas marciais que lutam por uma causa, que são verdadeiros, na real concepção da Palavra, que se apaixonam e não se desviam dos seus ideiais. (Artista Marcial, não era aquele que apenas conhecia e sabia a fundo Kung Fu ou uma outra arte,que a utilizava para atormentar os mais fracos, mas também era conhecedor de medicina tradicional, era culto e preocupava-se com o bem das pessoas.)
Pena a falta de meios. Tanto a nível de produção, de efeitos de maquilhagem e guarda roupa. Tenho a certeza de que esta série fosse produzida nos dias de hoje, se calhar não teria conseguido tanto sucesso.
Diverti-me imenso a rever isto, se bem que da primeira vez muito passou ao lado.

Pequeno retrato do que se pode encontrar:
Os Jovens Heróis de Shaolin conta a história dos 3 heróis mais famosos de Shaolin da dinastia Ching,durante os seus tempos da juventude.A série revela a grande exigência do treino de kung-fu a que todos os jovens eram sujeitos no templo de Shaolin.Juntos,eles vão lutar pela destituição da Dinastia Qing e pela restauração da Dinastia Ming...